Página Inicial > Notícias > II Gala do...do Castelo

II Gala do Desporto de Viana do Castelo

10 Janeiro 2018

O Município de Viana do Castelo promove, no próximo dia 26 de janeiro, a II Gala do Desporto de Viana do Castelo. Trata-se de um evento que pretende galardoar os diversos agentes desportivos que, ao longo do ano desportivo de 2017, tiveram um papel preponderante no Desporto do concelho.

Este evento pretende reforçar o reconhecimento de atletas, equipas, treinadores e associações/clubes que se destacaram ao longo da época desportiva, bem como o empenho e dedicação dos vários agentes desportivos, na prossecução do incentivo à prática desportiva. As associações/clubes e os respetivos agentes ligados ao desporto são, deste modo, candidatos às distinções previstas em Regulamento e que o Município pretende reconhecer de forma a fomentar a continuidade da prática desportiva.

A Gala do Desporto de Viana do Castelo é um evento anual organizado pelo Município que visa distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos, que durante a época desportiva mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do Desporto no Concelho.

Para tal, foi constituído um Júri composto por dois elementos do Município - o Vereador com o pelouro do Desporto, que preside, e um Dirigente da área do Desporto; um elemento da Escola Superior de Desporto e Laser (IPVC); um treinador; uma personalidade de destaque do concelho; um dirigente; um atleta; e três jornalistas de órgãos de comunicação social reconhecidos, convidados pelo Município, preferencialmente ligados ao Jornalismo Desportivo.

No dia 26 de Janeiro serão atribuídos prémios aos campeões de 2017 prémios em oito categorias:
a) Atleta do Ano (Masculino)
b) Atleta do Ano (Feminino)
Atribuído aos atletas (masculino e feminino) que, na época desportiva em análise, se evidenciaram na sua modalidade e no seu Clube em termos desportivos com resultados de mérito reconhecido.
c) Treinador do Ano
Prémio atribuído ao treinador que desenvolveu um trabalho de relevo ao serviço do seu clube.
d) Atleta revelação do Ano (Masculino)
e) Atleta revelação do Ano (Feminino)
Este prémio será atribuído a um(a) atleta que na época desportiva em análise tenha sido uma revelação do desporto, na sua modalidade ou no seu clube.
f) Dirigente do Ano
Este prémio será atribuído ao dirigente desportivo que tenha desenvolvido um trabalho de elevada relevância no âmbito do dirigismo desportivo.
g) Equipa do Ano
Atribuído à equipa que no ano desportivo em análise tenha tido um desempenho assinalável em termos de resultados desportivos, ou outros, dignos de realce.
h) Associação Desportiva / Clube do Ano

Este prémio será atribuído à Associação/Clube que tenha tido melhor desempenho geral nas atividades desportivas do concelho.

Será ainda atribuído pela Câmara Municipal de Viana do Castelo o Prémio Homenagem do Município de Viana do Castelo, a atribuir a uma individualidade/pessoa pela sua ação em prol do Desporto no Concelho e, pela primeira vez, um prémio especial.

Serão ainda destacados e homenageados os atletas campeões no desporto escolar e universitário.