Página Inicial > Notícias > Investimento...euros em 2017

Investimento global da Câmara Municipal ultrapassa os 26.6 milhões de euros em 2017

05 Janeiro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, prestou informação na última reunião de câmara sobre a Gerência de 2017, onde se destaca o investimento global de 26.6 milhões de euros, ou seja, cerca de mais 11 milhões do que em 2016. De relevo também é a poupança corrente da autarquia, que atinge 13.4 milhões de euros.

De assinalar ainda que, com o aumento da atividade económica, se verifica um aumento de 34% do Imposto sobre as Transmissões Onerosas (IMT), que se cifram nos 3.4 milhões de euros, e um aumento da Derrama em 3.2 milhões de euros.

No que toca às transferências para as juntas de freguesia e uniões de freguesia, registou-se um aumento de mais meio milhar de euros no âmbito dos protocolos de colaboração, que atingiu 5.6 milhões de euros.

Em 2017, e graças ao bom aproveitamento dos financiamentos comunitários e da atração de investimento e fixação de novas empresas em Viana do Castelo, registou-se igualmente um crescimento económico com o aumento das exportações, o aumento do superavit municipal entre as exportações e as importações, contribuindo para a melhoria dos indicadores económicos do país.

Viana do Castelo é, por isso, o oitavo município mais exportador da região Norte e, de acordo com um novo estudo do Banco de Portugal intitulado “Análise das empresas do sector exportador em Portugal 2007-2016, juntamente com o distrito de Aveiro, o distrito de Viana do Castelo foram classificados como os de maior peso do setor exportador: 52% e 51% do volume de negócios gerado pelas empresas com sede nestes distritos, respetivamente, tinha origem em empresas exportadoras. Neste estudo, o concelho de Viana do Castelo lidera, por exemplo, na exportação de aparelhos eletrónicos.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo